Mosello
em Foco

O escritório >

Mosello
em Foco

O escritório >

Mosello
em Foco

O escritório >

11h00

Inteligência jurídico-comercial no século 21: uma análise sobre crescimento de marca e sentimento de pertencimento

Compartilhe
Tamanho do Texto

1. Negócios e Direito

Durante toda a graduação, os estudantes de Direito debruçam-se sobre o estudo das normas que compõem o ordenamento jurídico brasileiro. Do ramo cível ao criminal, são dedicados cinco anos de suas vidas à dogmática jurídica, por exemplo, que nada mais é do que o estudo técnico dessas normas, tendo em vista sua aplicabilidade diante de problemas concretos. Entretanto, o contato com a advocacia na prática é capaz de revelar que o desempenho desse ofício basilar ao pleno funcionamento da Justiça está para além das fontes do Direito, uma vez que pode exigir dos profissionais conhecimento sobre gestão empresarial.

É indispensável que todo advogado ou advogada saiba como administrar um escritório de advocacia. Seja abrindo o seu próprio escritório ou chegando a um cargo executivo, noções sobre gestão serão altamente requisitadas no processo de tomada de decisões estratégicas ao crescimento dos negócios.

As limitações expressas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB, que visam afastar de serviços advocatícios um caráter mercadológico, podem causar receios em boa parte das pessoas que exercem a advocacia. Todavia, é preciso ter em mente que a Ordem apresenta restrições quanto à publicidade, e não quanto ao marketing. Trata-se de impedir ações publicitárias agressivas, que estimulem a litigância em um país cuja essa cultura já é bastante forte. Além disso, as limitações impostas pela OAB, através de seu código, criam uma tendência à prática de um marketing mais moderno, atrelado a
conteúdos informativos. É sobre criar um relacionamento com o potencial cliente através da difusão da cultura e dos valores de seu escritório, do crescimento da sua marca, tendo o conhecimento jurídico como principal ferramenta.

2. Marketing Jurídico 21

Em 1999, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman publicou pela primeira vez uma de suas obras mais conhecidas, “Modernidade Líquida”, que carrega a sua análise sobre uma época de extrema fluidez nas relações humanas. Para Bauman, após a Segunda Guerra Mundial, a humanidade passou a encarar relações sociais e econômicas de maneira mais superficial e consequentemente frágil. Essa é uma realidade oposta à modernidade sólida, cujo conceito também foi desenvolvido por ele, onde as relações estabelecidas pelos seres humanos eram mais rígidas e duradouras.

O século 21 pode ser encarado como o desdobramento daquele período analisado por Bauman. Vivemos um momento da história fortemente marcado por celeridade e mutabilidade. Num piscar de olhos, tudo ao nosso redor pode ganhar uma nova roupagem. E isso diz bastante sobre o quão intenso, no sentido de movimentação, o mundo veio se afirmando e consequentemente os quão dinâmicos nos tornamos.

Apesar desse perfil mais fluído do século 21, sabemos que o Direito ainda é uma área em que as  pessoas esperam por uma certa formalidade construída ao longo dos últimos séculos. E isso pode ser um obstáculo ao tão desejado crescimento de marca, uma vez que acontece aqui um conflito entre a requerida tradição do universo jurídico e a sede por inovação do século 21. Todavia, é possível, sim, associar o tradicional ao inovador, e isso é claramente perceptível quando um escritório está disposto a abraçar tendências contemporâneas, como através do uso de ferramentas digitais, criando conexões entre sua marca e outras pessoas, ou através do emprego de uma linguagem mais acessível ao público, deixando um pouco de lado o “juridiquês” e gerando maior acesso à informação jurídica, uma vez que é necessário compreender que se você quer fazer sua marca crescer e ganhar ampla visibilidade, você precisa alcançar os mais diversos nichos.

Além disso, é preciso entender que pessoas preferem interagir com pessoas! De nada adianta querer tornar a sua marca forte no mercado se você não pretende escolher rostos para representá-la. É sobre contar com personalidades que carregam em seu lado profissional a cultura e os valores da empresa que fazem parte, sendo o sentimento de pertencimento um dos elementos indispensáveis dessa fórmula de sucesso no mundo do marketing.

3. Sentimento de Pertencimento: O Motor para o Crescimento de uma Marca

Quando alinhamos nosso tão precioso tempo a projetos e propósitos de vida, o sentimento que carregamos é de recompensa e realização pessoal.

As grandes organizações que entendem o propósito de sua marca e como isso impacta em sua tomada de decisões, tendo em vista seu crescimento no mercado, destacam a importância do senso de pertencimento como algo benéfico ao estímulo da consciência organizacional coletiva.

Em qualquer nicho de mercado, a competitividade tem crescido de forma intensa, fazendo com que as empresas se movimentem ao ponto de compreender que incorporar o propósito da sua marca é impulsionar o crescimento dela. E tudo o que uma organização atrai após isso, é consequência do seu desempenho – colaboradores e clientes.

O sentimento de pertencimento começa de dentro para fora, com aqueles que acreditam no que propagam, e por isso a importância em selecionar os quadros que melhor se encaixam nesse propósito, aumentando consequentemente a visão de crescimento da organização.

À medida que crescemos, carregamos conosco a necessidade de pertencer a meios, algo que se inicia no seio familiar e se desdobra quanto a outros grupos que somos apresentados ao longo da vida. São exemplos os grupos formados na escola, na faculdade e até mesmo no trabalho.

Sentir-se parte de algo, nada mais é do que uma necessidade que nos acompanha por toda a vida, sendo algo intrínseco a todo ser humano.

Tratando-se da esfera profissional, é importante compreendermos que o pertencimento é um dos maiores fatores motivacionais existentes. A sensação de fazer parte de uma organização, carrega inevitavelmente a convicção de que o seu trabalho vem gerando frutos.

Segundo a Forbes, em uma pesquisa realizada pela startup de desenvolvimento de liderança BetterUP, “o sentimento de pertencimento no local de trabalho é vital para o bem-estar dos funcionários e funcionamento organizacional”. Destaca-se o quão importante é criar aliados, experimentando uma construção de empatia e estimulando interações saudáveis.

A Forbes divulgou também um estudo realizado com cerca de 1.800 trabalhadores americanos, demonstrando que profissionais com senso de pertencimento faltam por doença 75% a menos do que aqueles que não possuem, além de terem 56% de melhora no desempenho no trabalho.

Analisando os estudos citados, percebemos que a construção do sentimento de pertencimento deve estar sempre acompanhada da missão por parte da empresa de transformar seus quadros em parceiros positivos de negócios, despertando de forma orgânica o prazer pela causa coletiva e a sensação de estarem fazendo parte de uma história.

Por mais que ainda não seja tão explorado quanto deveria no mundo corporativo, não existe fórmula pronta para a construção do sentimento de pertencimento naqueles que compõem uma organização, sendo mais adequado encontrar meios que contribuam à formação dessa sensação de pertencimento.

4. Conclusão

Diante de tudo o que foi exposto, torna-se evidente a necessidade de abraçar tendências contemporâneas, que revelam o perfil do século 21, como através do mundo digital, criando conexões efetivas entre uma marca e possíveis clientes. Apesar das limitações expressas no Código de Ética e Disciplina da OAB, é possível compreendermos que o desenvolvimento e aperfeiçoamento de um escritório está cada vez mais pautado na construção de um raciocínio crítico e analítico, que permite uma nova realidade no mundo jurídico, trazendo uma visão de negócios preocupada com o
bem-estar de seus quadros integrantes e consequentemente de um melhor funcionamento organizacional.

*João Senna é bacharelando em Direito pela Universidade Salvador (UNIFACS) e possui experiência de atuação em institutos acadêmicos de representação estudantil e inclusão social. Executa projetos voltados à promoção da diversidade no município onde nasceu. Estagiário na área de Negócios e Relações Institucionais da MoselloLima Advocacia e integra a célula de inteligência comercial do escritório.

*Tais Nascimento é formada em gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e pós-graduanda em liderança e inovação pela FGV. Possui experiência nos setores administrativo, recrutamento&seleção, engajamento e gestão de pessoas. Exerce a função de Advisor na área de Negócios e Relações Institucionais e integra a célula de inteligência comercial da MoselloLima Advocacia. 

REFERÊNCIAS

MENEZES, Nayara. Marketing X publicidade: o que o Código de Ética da OAB restringe? SAJ ADV, 2019. Disponível em: https://blog.sajadv.com.br/o-que-codigo-deetica-da-oabrestringe/#:~:text=A%20publicidade%20no%20C%C3%B3digo%20de%20%C3%89tica
%20da%20OAB&text=Art.,em%20conjunto%20com%20outra%20atividade.&text=O%2
0advogado%20n%C3%A3o%20pode%20estimular%20atitudes%20assim. Acessado em: 28 de abril de 2021.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. 1.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

THILL, Rebeca Fraser. 4 maneiras de promover o sentimento de pertencimento no trabalho. 2019. Disponível em: . Acesso em: 28. Abr. 2021.

IBC, Equipe. O PODER DO PERTENCIMENTO NAS EMPRESAS. 2019. Disponível em: . Acesso em: 28. abr. 2021.

MEDEIROS, Vinicius. Valores, propósitos e senso de pertencimento. 2020. Disponível em: . Acesso em: 28. abr. 2021

2021 - 2024. MoselloLima. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para obter mais informações, consulte a nosso política de privacidade e nossa política de cookies. E para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Opções. Ao clicar em Aceito, você consente com a utilização de cookies.

Aceito Opções

Definições

Queremos ser transparentes sobre os dados que nós e os nossos parceiros coletamos e como os utilizamos, para que você possa controlar melhor os seus dados pessoais. Para obter mais informações, consulte a nossa política de privacidade e nossa politíca de cookies.

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.

Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços.

Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Gerenciar preferências de consentimento

Utilizamos softwares analíticos de terceiros para coletar informações estatísticas sobre os visitantes do nosso site. Esses plugins podem compartilhar o conteúdo que você fornece para terceiros. Recomendamos que você leia as políticas de privacidade deles.

Bloquear / Ativar
Google Analytics
Necessário

São aqueles que permitem a você navegar pelo site e usar recursos essenciais, como áreas seguras, por exemplo. Esses cookies não guardam quaisquer informações sobre você que possam ser usadas em ações de comunicação de produto ou serviço ou para lembrar as páginas navegadas no site.

Bloquear / Ativar
Site
Necessário